Pular para o conteúdo principal

Dicas de Organização (02) - Alimentos

Como Fazer a Armazenagem e Conservação de Alimentos

    A boa conservação evita o desperdício, além disso, a conservação correta destrói bactérias e enzimas. Isso não só evitará doenças alimentares, como também prolongará o “tempo de prateleira” de um produto. aqui vai uma lista de coisas que você pode armazenar e como fazer isso de forma barata. 

1- Água

Cada pessoa consome cerca de 150 a 180 litros diariamente. Em épocas de escassez a quantidade precisa ser reduzida drasticamente. Você precisa calcular cerca de 30 litros diários, por pessoa, para as primeiras necessidades (beber, cozinhar e fazer a higiene pessoal).
A água pode ser armazenada em garrafas pets, garrafões de 5 litros ou mesmo de 20 litros. Basta colocar uma colherinha de cloro para cada 2 litros de água. É importante fechar bem o recipiente para que ela não fique contaminada. As caixas d’água podem ajudar por um período muito curto de tempo. Pois normalmente damo-nos conta de que está faltando água quando a caixa está vazia. No entanto, se for instalada uma caixa reserva, com uma única torneira, a ser usada somente quando for necessário, ela será de grande serventia para o armazenamento.
Você pode ir trocando a água armazenada em garrafas a cada seis meses ou um ano. Se, quando for utilizar a água, você não tiver certeza de que ela esteja boa para o consumo, coloque novamente 1 colherinha de cloro ou ferva-a.

2- Sal

O sal é outro item fundamental. Você pode guardá-lo em garrafinhas de água mineral de 600 ml.

3- Grãos

Feijão e arroz são uma combinação rica em nutrientes. São fontes de vitaminas do complexo B, proteína e minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e cobre). Em épocas de escassez eles atendem grande parte das nossas necessidades nutricionais. Por isso são alimentos que devem fazer parte do armazenamento.

4- Cereais



Os cereais são muito importantes na nossa alimentação. Você pode estocar aveia, soja, farinha de trigo integral, farinha de milho, cevada, etc. Esses alimentos podem se transformar em mingaus, pães, massas, bebidas, biscoitos, etc. Se não tiver recursos para a compra de alguns cereais integrais, opte por massas, farinha de trigo branca, entre outros.

5- Óleo

Você precisará dele para preparar vários alimentos. Prefira os óleos em lata. Eles têm o prazo de validade mais estendido.

6- Leite

É um alimento de primeira necessidade, principalmente em famílias com crianças. Se for fazer um estoque para até três meses, você poderá comprar leites em caixas. Senão, o ideal é comprar leite em pó enlatado.

7- Enlatados

Milho, ervilha, sardinha e atum enlatados são alimentos ricos em nutrientes e de fácil armazenamento. As latas mantêm-nos bons para o consumo por cerca de dois anos.

8- Açúcar


Se você puder, compre o açúcar mascavo. Se não, podem ser o cristal ou refinado mesmo. Apesar de não ser um alimento saudável, é necessário em algumas receitas. Armazene Mel, o mel processado tem propriedades que impedem que micróbios e outras coisas coisas o contamine. Ah! e mel é para sempre. 

Métodos para Armazenamento: 

O método mais fácil e barato para armazenar alimentos é através do uso de garrafas pet.

 Veja os procedimentos:

Lave bem as garrafas com água e sabão. Enxague bem e coloque-as para secar emborcadas dentro de uma sacola plástica com um furo no fundo. Coloque as sacolas com as garrafas no sol. Quando estiverem bem secas, despeje um litro de álcool e vá passando de uma garrafa para outra. Quando o álcool evaporar totalmente, o processo de armazenagem já pode ser iniciado.

Dicas Úteis: 

Os alimentos que serão cozidos com sal deverão ser armazenados da seguinte forma: coloque dois dentes de alho inteiros e com casca no fundo da garrafa. Coloque a metade do alimento. Coloque mais dois dentes. Encha até próximo à borda e coloque os dois últimos dentes. Bata o fundo da garrafa para que o alimento se acomode. E preencha o espaço que sobrou com mais do alimento. Quanto menos ar tiver dentro da garrafa, melhor. Feche bem e coloque uma etiqueta com a data em que foi feito o armazenamento. O produto durará por cerca de dois anos. 

Os alimentos que serão cozidos ou preparados com açúcar deverão ser armazenados de forma semelhante aos alimentos cozidos com sal. 
Porém substitua os dentes de alho pela mesma quantidade de cravos da índia.


A soja pode ser armazenada ao natural. É só colocá-la na garrafa, bater bem o fundo para acomodar, e preencher até a boca. Feche e faça a etiquetagem.

Lembre-se de acompanhar o prazo de validade. Vá fazendo um rodízio para evitar desperdício.

Os grãos como feijão, arroz, lentilha, milho de pipoca, e outros, devem estar bem secos antes de serem armazenados. Se você os adquiriu a granel, pode colocá-los no forno preaquecido a uma temperatura baixa. Despeje os grãos num refratário, coloque-os no forno por cerca de 15 minutos, mexendo-os para que sequem homogeneamente.

Enfim, ter alimentos e outros produtos armazenados em casa pode ser vital em épocas desemprego, catástrofes, crises econômicas, e ou até mesmo doença do provedor da família. Mas não são necessários grandes investimentos pra se iniciar seu armazenamento. Estas são algumas sugestões dos produtos mais acessíveis que você pode estocar, que atenderão as suas necessidades.

E você como tem feito seu armazenamento de alimentos? Conte pra gente.

Fontes: Guia de Armazenamento e Conserva de Alimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Decoração - Coleção de Fotos

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/quadro"> Quadro vetor criado por starline - br.freepik.com</a> Colecione Fotos Comece a coletar fotos de cômodos que você gosta. Faz busca em aplicativos de decoração, nas revistas, nos sites de busca. Você pode salvar tudo em um livro de ideias ou criar livros de ideias individuais para cada sala ou cada aspecto do design (cores da parede, móveis, lareiras etc.).  Não tente fazer isso de uma só vez - dedique algumas semanas ou meses para compilar suas fotos, pois seu gosto pode evoluir durante o curso do exercício. Algo que atraiu você no primeiro dia pode parecer banal mais no futuro. . Mesmo se você for contratar um designer de interiores, isso o ajudará a entender o seu gosto.  É  Importante nesse processo que você envolva as pessoas que moram com você, seu cônjuge, seus filhos etc. Afinal, a menos que você more sozinho, eles irão dividir a casa com você.  Para muitos ...

Quarto Montessoriano - Monte um para seu filho, com essas dicas!

Quarto Montessoriano Esse nome deriva do sobrenome de Maria Montessori (1870- 1952), médica e educadora italiana que revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que prezasse pela autonomia e pelo desenvolvimento natural dos pequenos, de acordo com o ritmo deles. E como sabemos o aprendizado começa desde os primeiros anos de vida, no ambiente mais comum de uma criança, sua casa, seu quarto, por isso designers e arquitetos projetam quartos pensado para crianças, esses são planejados de forma que permita a circulação e a exploração da criança, promovendo a autonomia possibilitando que ela cresça com mais liberdade, sem abrir mão da segurança desta, ou seja, o ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Projeto de Quarto com decoração Montessoriana para Menina Quando deve ser montado?   É a primeira infância, período do nascimento até os 05     anos de vida, que se fundamentam rotinas que desenvolvem hábitos ...

Iluminação Natural - Dicas para fazer bom uso

Iluminação Natural   Já dizia o antigo ditado: onde entra o sol o médico não entra, e é por isso que vamos mostrar como você pode e deve fazer uso da iluminação natural. Quando vamos construir ou comprar um imóvel a primeira coisa que observamos é a incidência de luz solar. E aqui vemos a importância  de você poder contar com a ajuda de um profissional da área, um arquiteto, engenheiro ou designer.    Mas se você mora em uma casa, e percebe que ela está um tanto quanto escura, tem problemas de mofo, pode ser que ela esteja precisando realmente de janelas maiores, então se esse for o caso chame um profissional da área e estude a possibilidade de você trocar as janelas e ou até portas por maiores, ou apenas, reposicioná-las no cômodo. Lembre-se de deixar cortinas e janelas abertas Além do tamanho e da localização das janelas, preocupe-se também em deixar o ambiente respirar por assim dizer, pra se manter livre de vírus e de mofo você precisa qu...