Pular para o conteúdo principal

Iluminação Natural - Dicas para fazer bom uso

Iluminação Natural

 Já dizia o antigo ditado: onde entra o sol o médico não entra, e é por isso que vamos mostrar como você pode e deve fazer uso da iluminação natural.

Quando vamos construir ou comprar um imóvel a primeira coisa que observamos é a incidência de luz solar. E aqui vemos a importância de você poder contar com a ajuda de um profissional da área, um arquiteto, engenheiro ou designer. 

 

Mas se você mora em uma casa, e percebe que ela está um tanto quanto escura, tem problemas de mofo, pode ser que ela esteja precisando realmente de janelas maiores, então se esse for o caso chame um profissional da área e estude a possibilidade de você trocar as janelas e ou até portas por maiores, ou apenas, reposicioná-las no cômodo.


Lembre-se de deixar cortinas e janelas abertas

Além do tamanho e da localização das janelas, preocupe-se também em deixar o ambiente respirar por assim dizer, pra se manter livre de vírus e de mofo você precisa que raios solares entrem na sua casa, que o ar circule. Abra as janelas. Assim, além de cuidar da saúde você vai estar economizando, evitando que luzes artificiais fiquem acesas o tempo todo.

 


Valorização da iluminação natural


claraboia em escritório.
imagem retirada da internet


Se você mora em grandes cidades e ou em apartamento, sabe que é cada vez mais raro podermos fazer pleno uso da luz natural, advinda do sol, alem de que apartamentos com bastante incidência de luz solar são mais caros também. O que mostra que se você pode fazer bom uso da iluminação natural você é um privilegiado. 





Seguem -se exemplos de elementos que pode te ajudar a valorizar ainda mais a iluminação natural: 

 

clarabóias na area de serviço,

 nesse projeto de Samuel Lamas; 
foto Haruo Mikami, 

* estudar a possibilidade de instalar claraboias, área se serviço como lavanderias, cozinhas e em escritórios ou cômodos que você usa para leituras e estudo.
blocos de vidro na parede da escada
imagem retirada da internet


* blocos de vidro, nas paredes de escadas.

 

* Cores claras, nas paredes, pisos e na mobília de maior tamanho, refletem a luz para o ambiente.


 

@gabalarquitetura
imagem retirada da internet

*O uso de brises, ou cobogós que além de manter claridade, privacidade, ajuda a controlar a temperatura tanto mantendo calor para dentro no inverno, e também o oposto, deixa o ambiente mais fresco no verão. 



Para a decoração também há alguns pequenos truques:

 

* Decoração e móveis menos volumosos também ajudam a valorizar a luz natural dentro do ambiente.


*A posição correta de espelhos.

 

Veja mais no vídeo acima.

De qualquer forma, uma casa bem iluminada é um luxo.
Conte pra nós, como você valoriza a luz natural aí na sua casa? Deixe seu comentário.

Comentários

  1. Achei muito interessante esse artigo! Quem não gosta de um ambiente bem iluminado né! Sou fã do blog��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Decoração - Coleção de Fotos

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/quadro"> Quadro vetor criado por starline - br.freepik.com</a> Colecione Fotos Comece a coletar fotos de cômodos que você gosta. Faz busca em aplicativos de decoração, nas revistas, nos sites de busca. Você pode salvar tudo em um livro de ideias ou criar livros de ideias individuais para cada sala ou cada aspecto do design (cores da parede, móveis, lareiras etc.).  Não tente fazer isso de uma só vez - dedique algumas semanas ou meses para compilar suas fotos, pois seu gosto pode evoluir durante o curso do exercício. Algo que atraiu você no primeiro dia pode parecer banal mais no futuro. . Mesmo se você for contratar um designer de interiores, isso o ajudará a entender o seu gosto.  É  Importante nesse processo que você envolva as pessoas que moram com você, seu cônjuge, seus filhos etc. Afinal, a menos que você more sozinho, eles irão dividir a casa com você.  Para muitos ...

Quarto Montessoriano - Monte um para seu filho, com essas dicas!

Quarto Montessoriano Esse nome deriva do sobrenome de Maria Montessori (1870- 1952), médica e educadora italiana que revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que prezasse pela autonomia e pelo desenvolvimento natural dos pequenos, de acordo com o ritmo deles. E como sabemos o aprendizado começa desde os primeiros anos de vida, no ambiente mais comum de uma criança, sua casa, seu quarto, por isso designers e arquitetos projetam quartos pensado para crianças, esses são planejados de forma que permita a circulação e a exploração da criança, promovendo a autonomia possibilitando que ela cresça com mais liberdade, sem abrir mão da segurança desta, ou seja, o ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Projeto de Quarto com decoração Montessoriana para Menina Quando deve ser montado?   É a primeira infância, período do nascimento até os 05     anos de vida, que se fundamentam rotinas que desenvolvem hábitos ...