Pular para o conteúdo principal

Iluminação Natural - Dicas para fazer bom uso

Iluminação Natural

 Já dizia o antigo ditado: onde entra o sol o médico não entra, e é por isso que vamos mostrar como você pode e deve fazer uso da iluminação natural.

Quando vamos construir ou comprar um imóvel a primeira coisa que observamos é a incidência de luz solar. E aqui vemos a importância de você poder contar com a ajuda de um profissional da área, um arquiteto, engenheiro ou designer. 

 

Mas se você mora em uma casa, e percebe que ela está um tanto quanto escura, tem problemas de mofo, pode ser que ela esteja precisando realmente de janelas maiores, então se esse for o caso chame um profissional da área e estude a possibilidade de você trocar as janelas e ou até portas por maiores, ou apenas, reposicioná-las no cômodo.


Lembre-se de deixar cortinas e janelas abertas

Além do tamanho e da localização das janelas, preocupe-se também em deixar o ambiente respirar por assim dizer, pra se manter livre de vírus e de mofo você precisa que raios solares entrem na sua casa, que o ar circule. Abra as janelas. Assim, além de cuidar da saúde você vai estar economizando, evitando que luzes artificiais fiquem acesas o tempo todo.

 


Valorização da iluminação natural


claraboia em escritório.
imagem retirada da internet


Se você mora em grandes cidades e ou em apartamento, sabe que é cada vez mais raro podermos fazer pleno uso da luz natural, advinda do sol, alem de que apartamentos com bastante incidência de luz solar são mais caros também. O que mostra que se você pode fazer bom uso da iluminação natural você é um privilegiado. 





Seguem -se exemplos de elementos que pode te ajudar a valorizar ainda mais a iluminação natural: 

 

clarabóias na area de serviço,

 nesse projeto de Samuel Lamas; 
foto Haruo Mikami, 

* estudar a possibilidade de instalar claraboias, área se serviço como lavanderias, cozinhas e em escritórios ou cômodos que você usa para leituras e estudo.
blocos de vidro na parede da escada
imagem retirada da internet


* blocos de vidro, nas paredes de escadas.

 

* Cores claras, nas paredes, pisos e na mobília de maior tamanho, refletem a luz para o ambiente.


 

@gabalarquitetura
imagem retirada da internet

*O uso de brises, ou cobogós que além de manter claridade, privacidade, ajuda a controlar a temperatura tanto mantendo calor para dentro no inverno, e também o oposto, deixa o ambiente mais fresco no verão. 



Para a decoração também há alguns pequenos truques:

 

* Decoração e móveis menos volumosos também ajudam a valorizar a luz natural dentro do ambiente.


*A posição correta de espelhos.

 

Veja mais no vídeo acima.

De qualquer forma, uma casa bem iluminada é um luxo.
Conte pra nós, como você valoriza a luz natural aí na sua casa? Deixe seu comentário.

Comentários

  1. Achei muito interessante esse artigo! Quem não gosta de um ambiente bem iluminado né! Sou fã do blog��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tour pelo Lavabo

Quarto Montessoriano - Monte um para seu filho, com essas dicas!

Quarto Montessoriano Esse nome deriva do sobrenome de Maria Montessori (1870- 1952), médica e educadora italiana que revolucionou a educação ao propor uma forma de ensinar que prezasse pela autonomia e pelo desenvolvimento natural dos pequenos, de acordo com o ritmo deles. E como sabemos o aprendizado começa desde os primeiros anos de vida, no ambiente mais comum de uma criança, sua casa, seu quarto, por isso designers e arquitetos projetam quartos pensado para crianças, esses são planejados de forma que permita a circulação e a exploração da criança, promovendo a autonomia possibilitando que ela cresça com mais liberdade, sem abrir mão da segurança desta, ou seja, o ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo. Projeto de Quarto com decoração Montessoriana para Menina Quando deve ser montado?   É a primeira infância, período do nascimento até os 05     anos de vida, que se fundamentam rotinas que desenvolvem hábitos ...